SOBRE O CURSO SUPERA (1ª a 12ª turmas com patrocínio da SENAD)

O Curso SUPERA (Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias Psicoativas: Encaminhamento, intervenção breve, Reinserção social e Acompanhamento) foi idealizado em 2005 pelas Dras. Paulina C.A.V. Duarte, na época Secretária Nacional de Política sobre Drogas (SENAD), e Maria Lucia O.S. Formigoni (Coordenadora da Unidade de Dependência de Drogas, Profa. da Disciplina de Medicina e Sociologia do Abuso de Drogas do Departamento de Psicobiologia, da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP), em parceria com docentes de cinco universidades federais (UFRGS, UFPR, UFRJ, UFJF, UFBA) que contribuíram no desenvolvimento do conteúdo, divulgação e realização do curso.

No seu delineamento foram consideradas as necessidades cotidianas dos profissionais de saúde que atendem pessoas com problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas e as experiências em formação presencial daquelas universidades federais.

Entre 2006 e 2017 foram ofertadas 135.000 vagas (12 turmas) para profissionais das áreas de saúde e assistência social de todos os estados brasileiros. Naquele período, o curso recebeu patrocínio da SENAD com contrapartida da UNIFESP e da Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa (AFIP).

O material didático utilizado pelas 11ª e 12ª turmas está disponível gratuitamente Aqui.

CIDADES BRASILEIRAS COM CONCLUINTES DO CURSO SUPERA