A Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com anuência da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), estabeleceu uma parceria com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), que ofertou no 10.000 vagas no segundo semestre de 2018 a 13ª turma do curso SUPERA (Sistema para detecção do Uso de substâncias Psicoativas, intervenção breve, Encaminhamento, Reinserção social e Acompanhamento).

Por meio de abordagem multidisciplinar, este curso foi direcionado a profissionais das áreas de saúde, assistência social, educação e segurança, dentre outras, capacitando profissionais para atuarem na triagem de pessoas com problemas associados ao uso de substâncias, realizando intervenções breves e encaminhamentos para tratamento especializado ou desenvolver estratégias de redução de danos.

O curso contou com dois materiais didáticos, que você poderá consultar em nosso site, na página de Material.

  • uma edição revista e atualizada dos 7 módulos tradicionais do curso, sendo seu conteúdo de responsabilidade dos autores, da SENAD, da UNIFESP e da UNIVESP;
  • um material inédito sobre Redução de Danos (RD), sendo seu conteúdo de responsabilidade dos autores, da UNIFESP e da UNIVESP.
A realização do curso contou com o apoio da Fundação de Apoio à UNIFESP (FapUnifesp) responsável pelo gerenciamento financeiro dos recursos e da Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa (AFIP) que contribuiu com a cessão de espaço físico e equipe de apoio na sede física do curso. A capacitação foi desenvolvida na modalidade de Educação a Distância (EaD), com carga horária de 170 horas no período de realização de 01 de outubro de 2018 a 17 de fevereiro de 2019. Os alunos foram acompanhados por uma equipe pedagógica composta pela coordenação, supervisão e tutoria de conteúdo, de segunda a sexta-feira das 08h as 19h e aos sábados das 08h as 13h. Todos os  alunos que concluíram o curso com a nota mínima de 70% de aproveitamento receberam o certificado de extensão universitária emitido pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UNIFESP e da UNIVESP.