FAQ

1 – Sobre o curso

1.1 – O curso é gratuito?
O curso é totalmente gratuito e a distância, o material é disponibilizado no formato digital (PDF) na plataforma moodle do curso.

1.2 – Quem poderá participar?
Os critérios de seleção serão definidos pelas coordenações da UNIVESP e UNIFESP, sendo dada prioridade a profissionais que comprovadamente atuem como gestores, ou no atendimento direto à população, em serviços públicos de saúde, assistência social, educação ou segurança, assim como a participantes do Estado de São Paulo.

1.3 – Curso superior é necessário?
Não, porém o candidato deverá possuir mais que 18 anos de idade e ter concluído o ensino médio.

1.4 – Quem já participou poderá fazê-lo novamente?
Devido ao elevado número de profissionais interessados no Curso SUPERA, a seleção dos alunos priorizará aqueles que ainda não foram capacitados em turmas anteriores.

1.5 – Posso participar sem computador?
O material é disponibilizado no formato digital (PDF) portanto, será necessário que tenha acesso a algum computador (parentes, amigos ou lan-house) para realizar as avaliações obrigatórias e fóruns de discussão do curso.

1.6 – Quais recursos o meu computador precisa ter?
Conexão com a internet e navegador atualizado (Internet Explorer 9.0 ou mais recente, Google Chrome ou Mozilla Firefox).

1.7 – O que fazer se meu computador não tem conexão com a internet?
Utilize o mesmo computador pelo qual você se inscreveu (ou de parentes,amigos ou lan-house).

1.8 – O curso é o mesmo das edições passadas?
Nesta nova oferta de vagas, o curso contará com dois materiais didáticos:

Material didático I: uma edição revista e atualizada dos 7 módulos tradicionais do curso, sendo seu conteúdo de responsabilidade dos autores, da SENAD, da UNIFESP e da UNIVESP;
Material didático II: um material inédito sobre Redução de Danos, sendo seu conteúdo de responsabilidade dos autores, da UNIFESP e da UNIVESP.

1.9 – Qual a metodologia empregada?
Este curso é apresentado como um programa de Educação a Distância (EaD) e conta com uma equipe de 10 tutores que acompanharão os alunos no decorrer do curso. Eles estarão disponíveis para orientações gerais sobre o curso, esclarecimentos de dúvidas relativas ao conteúdo e auxílio nas avaliações apresentadas no final de cada módulo. Para mais informações sobre o curso poderá visitar a página “O curso SUPERA”

1.10 – Qual o conteúdo programático do curso supera 13ª turma?
Os conteúdos de ensino do SUPERA é composto por dois volumes que foram distribuídos em:
Material Didático I:

  • Módulo 1- O uso de substâncias psicoativas no Brasil
  • Módulo 2- Efeitos de substâncias psicoativas
  • Módulo 3- Detecção do uso e diagnóstico da dependência de substâncias psicoativas
  • Módulo 4- Intervenção Breve
  • Módulo 5- SUS e SUAS: redes para cuidado integral às pessoas com problemas associadas ao uso de álcool e outras drogas
  • Módulo 6- Modalidades de tratamento e encaminhamento
  • Módulo 7- Recursos da comunidade e da família para cuidado e redução de danos

Material Didático II:

  • Redução de Danos: conceitos e práticas

1.11 – Residente em outro país poderá participar do curso?
Qualquer pessoa com acesso à internet e CPF poderá participar do curso.

1.12 – Fiz o curso em outras turmas do SUPERA e não recebi Material ou Certificado?
Informamos que a partir da 6ª turma do curso SUPERA tanto o material como o certificado são disponibilizados no formato digital, sem a distribuição impressa do mesmo, para obter seu certificado das turmas anteriores clique aqui.

2 – Sobre a inscrição

2.1 – Inscrição, como proceder?
A inscrição é realizada por meio do preenchimento de um formulário on-line por meio do link https://www.supera.org.br/@/inscricao/sup13/

2.2 – A inscrição só poderá ser realizada pela própria pessoa?
Sim. No ato da inscrição o candidato responderá a diversas questões e dentre elas deverá criar um usuário e senha, cujos dados, não deverão ser fornecidos a terceiros por questão de segurança.

2.3 – Fiz a inscrição, mas continuo recebendo o e-mail de divulgação. Preciso me reinscrever?
Se você já fez a inscrição e a confirmou através do link [INSCRIÇÃO – SUPERA – 13ª turma] Validação de pré-inscrição, enviado ao seu e-mail, não é necessário repeti-la.

2.4 – Terminei minha inscrição mas ainda não recebi meu e-mail de confirmação. O que fazer?
Verifique o filtro de SPAM do seu serviço de e-mail, pois, alguns provedores de e-mail tem a função de ANTISPAM ou certifique-se que o e-mail cadastrado está correto, caso note um erro no e-mail veja a resposta da pergunta 3.8

2.5 – Onde confirmo a inscrição?
O link para a confirmação da inscrição é https://www.supera.org.br/@/inscricao/sup13/, que é enviado por e-mail junto ao código de confirmação de inscrição. Caso não tenha recebido o e-mail veja como proceder na resposta da pergunta 2.4

3 – Problemas de inscrição

3.1 – O que preencher nos campos?
É imprescindível que o interessado forneça todas as informações solicitadas, sobretudo aquelas sinalizadas nos campos obrigatórios. Caso eles não estejam preenchidos corretamente, o campo será destacado e será exibida uma mensagem informando o erro.

3.2 – Podem me enviar uma ficha de inscrição que não seja pelo site?
Infelizmente, não. As inscrições serão realizadas apenas através do site.

3.3 – Não aparece botão para prosseguir com a inscrição. O que fazer?
Tente recarregar a página ou reiniciar o processo de inscrição. Se o problema persistir, atualize seu navegador ou caso não exista atualização disponível, utilize outro navegador (Google Chrome, Microsoft Edge ou o Mozilla Firefox). Se mesmo assim persistir o problema siga os passos do item 3.16.

3.4 – O sistema informa que já estou inscrito?
Sim, para confirmar insira seu número de CPF no sistema de inscrição e observe a mensagem exibida “Olá Participante. Identificamos que você já está inscrito neste curso. Para verificar o status de sua inscrição utilize USUÁRIO e SENHA que você escolheu em seu cadastro. Se você não se lembra de seu usuário ou senha clique em “Recuperar dados de acesso” e uma mensagem com essas informações será enviada para o e-mail cadastrado.”

3.5 – O sistema apresenta erros ao tentar concluir a inscrição?
Devido a grande demanda de candidatos realizando a inscrição no curso, podem ocorrer sobrecargas momentâneas no site, dificultando assim a sua inscrição. Espere algum tempo e tente novamente.

3.6 – Digitei meu nome errado quando me inscrevi. O que fazer?
Entre em contato através com o Suporte do curso SUPERA, clicando aqui solicitando a correção com o título do e-mail “Correção de nome” e no corpo do e-mail informe seu número de CPF e o nome correto.

3.7 – Digitei informações erradas quando me inscrevi. O que fazer?
Entre em contato com o Suporte do curso SUPERA, clicando aqui, preencha o formulário na opção “Assunto” selecione a opção “Outro” e informe o título “Correção de cadastro” e em “Mensagem” descreva a alteração desejada.

3.8 – Digitei meu e-mail errado quando me inscrevi. O que fazer?
Caso tenha digitado o seu email incorreto e não consegue confirmar sua pré inscrição acesse https://www.supera.org.br/@/inscricao/sup13/, insira novamente seu CPF e siga para o Passo 2, preencha os campos “Usuário” e “Senha” conforme cadastrado por você e siga para o Passo 3, no Passo 3 preencha apenas o campo “Novo e-mail” e clique em “Alterar o email de cadastro”. Pronto, um novo código será gerado e enviado para o email.

3.9 – O link me leva à página de inscrição novamente. O que fazer?
O link para a confirmação da inscrição é https://www.supera.org.br/@/inscricao/sup13/.
Ele é enviado por e-mail junto com um código de confirmação de inscrição. O redirecionamento do candidato para a página de inscrição após digitação do CPF ocorre porque o CPF digitado não foi encontrado no sistema. Atente para a correta digitação de seu CPF.

3.10 – O sistema informa que existe um erro em relação ao número de caracteres digitados. O que fazer?
Sugerimos que você digite os caracteres ao invés de copiá-los e colá-los. Caracteres não visíveis podem ser transportados durante o processo.

3.11 – Ao tentar confirmar a inscrição o sistema informa que meu usuário e/ou senha estão incorretos. O que fazer?
Você observará que no passo 2, existe botão para recuperar dados de acesso. Clique no botão “recuperar dados de acesso” e em breve você receberá no e-mail cadastrado estes dados que são necessários para prosseguir com a confirmação de sua inscrição. Caso não tenha recebido o e-mail veja orientações da pergunta 3.8

3.12 – Ao tentar me inscrever, meu CPF não é aceito. O que fazer?
Verifique se digitou corretamente os números do CPF (sem pontos, hífen ou espaços).

3.13 – Durante a inscrição o site fica verificando o CPF e não vai para o próximo passo. O que está acontecendo?
Devido a demanda de candidatos realizando a inscrição no curso, podem ocorrer sobrecargas momentâneas no site, dificultando assim a sua inscrição. Espere algum tempo e tente novamente.

3.14 – Como saber se a minha inscrição foi confirmada com sucesso?
Caso não tenha recebido um email com a confirmação de inscrição, para saber se está inscrita siga os passos clicando no link a seguir https://www.supera.org.br/@/inscricao/sup13/ e siga os passos:.

  • Passo 1 – Insira seu número de CPF, clique no botão Passo 2.
  • Passo 2 – Informe seu usuário e senha que você criou no ato da inscrição, clique em Passo 3.
  • A próxima tela irá informar a situação da sua inscrição.

3.15 – Não recebi o CÓDIGO DE CONFIRMAÇÃO, O que está acontecendo?
Caso não tenha recebido o código, verifique no seu e-mail na pasta de SPAM ou verifique se o seu provedor de email possui o ANTISPAM. Se não estiver nestas pastas, clique em https://www.supera.org.br/@/inscricao/sup13/ insira seu número de CPF clique no botão Passo 2, em seguida insira o usuário e a senha cadastrado na inscrição e clique no botão Passo 3, neste passo há a opção de clicar no botão “RECUPERAR CÓDIGO DE CONFIRMAÇÃO”. Caso a dificuldade persista, sugerimos que utilize outro navegador como Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox. Após a confirmação de sua inscrição aguarde o processo seletivo.

4 – Sobre a seleção

4.1 – Como é feita a seleção dos alunos para o curso?
Os critérios de seleção são estabelecidos pela UNIVESP visando atender as necessidades de capacitação do público-alvo (profissionais das áreas de Saúde e Assistência Social e/ou dos demais serviço públicos de tais como da Educação e Segurança Pública, especialmente aqueles que atuam na atenção e prevenção ao uso de drogas profissionais da área da Saúde e da Assistência Social).

4.2 – Já me inscrevi quando saberei se fui selecionado?
Por favor, aguarde o término das inscrições.
Após o processo seletivo os candidatos selecionados receberão um e-mail com o resultado da seleção e informações sobre o início do curso.

4.3 – Vocês me informarão se eu não for selecionado(a)?
Todas as pessoas que confirmarem a inscrição receberão um e-mail com o resultado, independentemente de terem sido ou não selecionadas.

4.4 – Quais são as datas e horários que terei que disponibilizar caso seja selecionado para o curso supera?
A modalidade de EaD (Ensino a Distância) permite que o aluno estude de forma independente, de acordo com seu próprio ritmo de aprendizagem e disponibilidades de horário.

4.5 – Após a pré-inscrição não tenho acesso ao curso?
O acesso ao curso será liberado após o processo seletivo, o candidato que for selecionado receberá um e-mail para efetivar sua matrícula, somente após a confirmação da matrícula que o acesso ao curso será liberado.